3 formas de economizar combustível

  • Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Você sabia que algumas simples medidas podem ajudar a reduzir o consumo de combustível? É isso mesmo! Afinal, economizar combustível faz bem para o seu bolso e para o planeta, não é mesmo?

Confira agora neste artigo que preparamos pra você 3 formas de economizar combustível!

Vamos lá?

Poupar é um dos verbos mais utilizados em tempos de crise e, sem dúvida, o seu bolso também agradece quando sobra alguma graninha no final do mês. Quem tem carro sabe que a gasolina está cara e, por isso, é preciso estar sempre atento para não desperdiçar combustível.

Quem mora nas grandes cidades, como é o caso de Belo Horizonte, com muitos carros circulando e trânsito em algumas áreas específicas e em determinados horários, ainda tem como somatória a essa questão a demora no trânsito.

Nessas horas, o motorista mais experiente e treinado acaba levando vantagem, porque ele consegue economizar combustível apenas pelo fato de conduzir bem e conhecer o seu carro.

É claro que, imprevistos acontecem e é preciso pensar nisso também. Mas sempre antes de sair de casa, adquira o hábito de se informar a respeito do trânsito em sua cidade.

Essa é uma maneira de traçar o melhor percurso, chegar mais rápido ao seu destino final e ainda conseguir economizar combustível.

Agora você confere 3 formas de economizar combustível. Caso você tenha outras dicas, compartilhe com a gente também e colabore com esse conteúdo!

1 – Calibrar pneus

Essa sem dúvida é a primeira medida que você deve tomar para economizar combustível. O melhor de tudo é que se trata de algo simples e que pode ser feito gratuitamente nos postos de abastecimento. Deixar de calibrar os pneus influencia consideravelmente o consumo de combustível.

Você sabia que mais de 60% dos motoristas se esquecem de calibrar os pneus? Além de ser um fator de segurança, pneus calibrados melhoram o desempenho do carro e ainda ajudam na economia. Não se esqueça disso!

2 – Não leve peso desnecessário

Outro dado impactante: a cada 50 quilos que o motorista leva dentro do carro, pode representar cerca de 1,5% a mais no consumo de combustível. Não carregue coisas que não irá usar, sempre limpe o interior do carro e verifique o porta-malas para ter certeza de que não está levando nenhum peso desnecessário.

Ah, outra dica importante: saia de casa com tempo suficiente para não precisar correr com seu carro pela cidade. É que os motoristas mais apressadinhos acabam gastando mais gasolina.

3 – Use o ar condicionado com cautela

Ninguém merece passar calor! Pois é, sabemos o quanto se torna complicado dirigir e ainda enfrentar congestionamentos em dias quentes, ainda mais no Brasil onde o calor é frequente. Mas infelizmente o uso de ar condicionado faz com que o carro consuma mais combustível, sendo aliás, um dos grandes vilões quando se quer economizar.

Estima-se que o ar-condicionado ligado aumente o consumo de gasolina em até 10%. Complicado, não é mesmo?

Por isso tenha atenção e só use de fato se for muito, mas muito necessário!

Dicas para usar bem o carro e não gastar muita gasolina

  • Dirija com cautela, sem pressa e evite freadas bruscas
  • Respeite o fluxo do trânsito; não adianta correr se lá na frente o sinal está parado
  • Passe as marchas sempre no momento certo
  • Evite acelerar muito e frear em seguida, isso aumenta o consumo de gasolina
  • Procure deixar as janelas do carro fechadas
  • Respeite o período de revisão e se atente ao alinhamento
  • Verifique sempre os pneus do seu carro
  • Planeje bem o seu caminho

Viu, como pode ser fácil conseguir economizar combustível? Aproveite e confira outros conteúdos exclusivos aqui, no blog da Copa190!

Compartilhe com seus amigos apaixonados por carros!

Deixe um comentário

Entre em contato

(31) 2567-7210

Atendimento ao cooperado

Tire suas dúvidas

Acesse agora
Share This